O deputado federal Sergio Vidigal (PDT-ES) defendeu, na tarde desta quarta-feira (12) a federalização da educação, ao discursar na tribuna da Câmara dos Deputados. O parlamentar é o relator do projeto, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que prevê a federalização da educação e da carreira do magistério.
O deputado capixaba parabenizou o Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (Ifes) de Vitória que, no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obteve a melhor nota dentre as escolas públicas. “Isso me deixa muito feliz e mostra que o projeto do nosso Senador Cristovam Buarque, que trata da Federalização da Educação, está no caminho correto. Isso vem, mais uma vez, reforçar a importância desse projeto”, ressaltou Vidigal, que é o relator da matéria na Comissão de Educação da Câmara.
“A educação, com certeza, será o grande transformador deste país. Por isso parabenizo todos os investimentos que são feitos nesta área”, disse Vidigal ao lembrar de recente inauguração do Curso Técnico em Treinamento e Instrução de Cães-Guia, no Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia do Ifes, no Campus de Alegre.
No Brasil, hoje, existem cerca de 600 mil pessoas com deficiência visual total e mais de 5,6 milhões com deficiência visual parcial. “Sei que o governo tem seus problemas e deixa muito a desejar. Mas eu fiquei impressionado, porque a gente vê com muita dificuldade o governo se preocupar com as políticas para deficientes. Mas ali o governo fez investimento de quase 5 milhões de reais”, comentou.
Projeto
De autoria do senador e ex-ministro da educação Cristovam Buarque (PDT-DF), o projeto, que cria uma carreira federal do magistério, também cria o Programa Federal de Educação Integral de Qualidade para Todos (PFE), a ser implantado nas escolas estaduais, municipais e do Distrito Federal. Já aprovado no Senado Federal, agora tramita na Câmara dos Deputados.