Vidigal recomenda mudanças em revisão quinquenal da concessão da BR-101

Vidigal recomenda mudanças em revisão quinquenal da BR-101

Atuação Destaque

Coordenador da Comissão Externa sobre a Fiscalização da Concessionária Eco 101, o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES) conseguiu aprovar duas indicações, que recomendam mudanças na revisão quinquenal da concessão da BR-101.

As indicações serão encaminhadas ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Em um dos documentos, Sérgio Vidigal solicita que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tenha conhecimento da recomendação no sentido de que, no âmbito da revisão quinquenal da concessão da Rodovia BR-101/ES, seja adicionada à relação de obrigações contratuais da concessionária Eco101 a realização de obras de contorno urbano nas cidades de Fundão, Ibiraçu e Linhares.

Outra indicação cita que é para dar prioridade à conclusão das obras de duplicação do segmento do trecho sul, que é compreendido entre as cidades Vitória e de Cachoeiro do Itapemirim (ligação do município com a BR-101/ES). E também a realização das obras de duplicação do segmento do trecho norte compreendido entre as cidades de Serra e Ibiraçu.

Trecho Norte

Vidigal comenta que as três cidades, localizadas ao longo do trecho norte da concessão rodoviária, têm sua área urbana cortada pela BR-101, o que causa tanto prejuízo à fluidez do tráfego na rodovia como grande profusão de acidentes relacionados com o trânsito de pedestres e de veículos locais.

“Assim, há muito tempo, a população dessa região capixaba reclama da difícil convivência com o tráfego rodoviário, sem que seja dada uma solução razoável para o problema”, comentou.

Trecho Sul

O deputado cita que a conclusão do trecho sul deve ser prioridade, uma vez que as obras de duplicação já se aproximam de Cachoeiro do Itapemirim, não fazendo sentido interrompê-las antes que alcancem o acesso à cidade.

“A realização das obras de duplicação do mencionado segmento do trecho norte se justifica em razão de ali estar configurado um dos piores cenários de trânsito rodoviário do País. Há congestionamentos frequentes e demorados e, pior, índices de acidente com mortos e feridos sem igual, tomando o restante da malha viária federal em comparação”, disse.