O deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES) vai realizar, nesta terça-feira (10), audiência pública para tratar do incentivo à geração de energias renováveis.
A audiência será a partir das 10h, na Comissão de Minas e Energia (CME), plenário 14.
Presidente da Frente Parlamentar Mista de Incentivo à Geração de Energias Renováveis, Sérgio Vidigal ressaltou que é necessário acelerar a adoção de energias renováveis.
“Temos potencial enorme para produzir energia limpa, em nossas casas, em nossas empresas, ou mesmo em edifícios do setor público, mas pouco desse potencial é aproveitado”, destacou Vidigal.
Convidados
Está convidado para a audiência o representando o Governo do Estado do Espírito Santo, o diretor de Regulação de Gás Natural e Energia da Agência Reguladora de Serviços Públicos (ARSP), Cláudio Roberto Saade.
Além disso, deverão participar do encontro: o superintendente de Regulação dos Serviços de Geração da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Christiano Vieira da Silva; o gerente executivo da Diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil, Álvaro Rojo Santamaria Filho; o gerente do Departamento de Energia Elétrica do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guilherme Oliveira Arantes; a analista do Departamento Técnico Regulatório da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Stephanie Betz; e o Presidente da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN), Yuri Schmitke Almeida Belchior Tisi.
Energia no Brasil
O Brasil dispõe de recursos significativos para a exploração das fontes eólica, biomassa, PCHs e solar fotovoltaica, incluindo grandes reservas de silício. Sendo assim, esta matéria prima é indispensável para a produção de energia solar a implantação da capacidade de produção de eletricidade.
A partir dessas fontes, requer a realização de pesquisas e o desenvolvimento do parque tecnológico existente.