No último domingo (14), a Fazenda da Esperança comemorou o terceiro ano de existência no município da Serra, e contou com a participação do deputado federal Sergio Vidigal (PDT-ES). O projeto chegou à cidade quando o pedetista administrava a prefeitura da Serra.
Vidigal acompanhou a missa de comemoração que contou com vários depoimentos de internos, ex-internos e familiares de quem já passou pela Fazenda. Muito aclamado pelos presentes, Vidigal ficou satisfeito com os resultados apresentados.
“É com imensa satisfação que venho aqui hoje comemorar esse terceiro ano da Fazenda da Esperança e ver que temos resultados positivos para comemorar. Quantas famílias estão sendo salvas com esse projeto e pessoas estão voltando aos seus lares, totalmente recuperadas, com uma nova expectativa e visão de vida. É gratificante saber que fizemos parte dessa história”, disse Vidigal ao público.
Projeto
Há 28 anos, pessoas que querem se ver livres do vício do álcool e das drogas buscam apoio em uma das comunidades terapêuticas da Fazenda Esperança espalhadas pelo país.
A primeira delas surgiu em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, tendo como um dos principais fundadores o frei Hans Stapel, um franciscano nascido na Alemanha, que veio ao Brasil em 1972 e se tornou pároco em uma igreja no local.
A proposta da Fazenda baseia-se, principalmente, no trabalho voluntário e nas doações. Os profissionais envolvidos atuam em vários aspectos da recuperação dos internados, aplicando terapias em grupo e outros métodos alternativos de tratamento.