Presidente da Subcomissão Especial das Doenças Raras, o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES) realizou, nesta quarta-feira (6) uma visita técnica ao Hospital de Apoio de Brasília (HAB).
A visita aconteceu no Centro de Referências em Doenças Raras e Serviço de Referência em Triagem Neonatal da Unidade de Genética do HAB, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Sérgio Vidigal, que é médico, comenta que a visita ao hospital foi importante colher mais informações sobre as doenças raras e, a partir da consolidação do relatório da subcomissão, possibilitar o acesso ao diagnóstico precoce e o acompanhamento dos pacientes.
“Nossa visita hoje ao Hospital de Apoio foi importante para que possamos ver de perto o trabalho realizado, pela unidade, que fica em Brasília. Então, vamos trabalhar na subcomissão para que o trabalho lá realizado seja implantado em outras localidades para que os pacientes tenham o atendimento adequado”, disse Vidigal.
A visita foi acompanhada pela deputada federal Celina Leão (PP-DF), membro do colegiado, e pela Dra. Maria Teresinha Cardoso, que é médica geneticista e coordenadora de Genética e Doenças Raras (SES-DF).
Dra. Maria Teresinha Cardoso destacou a importância da visita e disse que o hospital é o único de Rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil e no único serviço público da América Latina, que realiza triagem neonatal ampliada, com 36 doenças tratáveis e raras, que serão expandidas para doenças lisossomais e imunodeficiência combinada grave.
“Essa visita reforça a importância da triagem neonatal no contexto da saúde pública nacional, para a prevenção de sequelas neurológicas e o óbito infantil, modelo que deve ser seguido para o projeto de implantação progressiva, que precisa ocorrer no programa nacional de triagem neonatal em todo o território nacional”, comentou.
Referência
No Brasil, existem apenas oito Serviços de Referência para Doenças Raras e do DF, que recebeu visita do deputado, é um deles.
O hospital conta com equipe com neurologista, endocrinologista, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo e nutricionista. Além disso, é o único dos oito serviços a contar com odontopediatra. Há salas de atendimento, ambulatórios diários semanais. A estrutura ainda conta com um Centro de Reabilitação (CER) dentro da unidade.