A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 843/2015, de autoria do deputado federal Sergio Vidigal (PDT-ES), que institui no Calendário Oficial Brasileiro o dia 26 de junho como a data do reconhecimento do município de Santa Teresa como pioneiro da Imigração Italiana no Brasil.
Na justificativa do projeto, Vidigal afirma que “Santa Teresa é reconhecida como a primeira cidade formada por imigrantes italianos do Brasil e, por isso, se tornou um celeiro cultural e histórico europeu. Possui cerca de 90% da população, que hoje supera 20 mil habitantes, composta por descendentes de italianos”.
“Precisamos trazer esse reconhecimento para o Espírito Santo. Temos em nossas raízes traços e culturas da imigração italiana que são irrefutáveis”, esclareceu Vidigal.
Membro da comissão, o deputado Jean Willys (Psol-RJ) ficou surpreso ao saber que a imigração italiana se iniciou no Espírito Santo. O deputado carioca acreditava que os imigrantes oriundos da Itália haviam entrado pela região sul do país.
O Projeto de Lei, que tramita em caráter conclusivo, segue para ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara e, caso seja aprovado, segue para a apreciação do Senado.