Entre as principais atividades econômicas do Município de Sooretama, estão a cafeicultura, a fruticultura e a pecuária.
Visando ajudar a incentivar esses setores e o município como um todo, o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES) alocou recursos para a aquisição de um caminhão. Logo, foram investidos R$ 190 mil.
“Incentivar a agricultura e a pecuária é importante para a geração de emprego, renda e abertura da nossa economia para outros estados e países. Portanto, contem sempre com os nossos investimentos”, comentou Sérgio Vidigal.
Conheça Sooretama
O nome Sooretama, dessa forma, vem do idioma indígena tupi-guarani e significa refúgio dos animais silvestres.
Assim, a cidade foi fundada em 31 de março de 1994, possui uma área de 586.417 km² e a população estimada (2016) é de 25.509 habitantes.
O município, então, destaca-se internacionalmente por concentrar em seu território a Reserva Biológica de Sooretama (reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica). E também, nacionalmente, por abrigar parte da Lagoa Juparanã, cuja nascente está localizada no Patrimônio Comendador Rafael.
Economia
No que diz respeito às atividades econômicas, existem em Sooretama 18.973 cabeças de gado bovino e aproximadamente mil propriedades rurais.
Já na atividade pesqueira, podem ser encontradas as seguintes espécies: tucunaré, traíra, piranha, cascudo, viola, piaba, curvina, acará, morobá e camarão.
Enquanto isso, a cultura predominante é o café conilon, seguida da seringueira com a extração de látex para o preparo da borracha natural, a qual é comercializada para empresas nacionais.
Em Sooretama, ainda encontra-se a segunda maior usina de beneficamente de borracha bruta da América Latina, a Agrobor. Além disso, há grande produção de laranja, maracujá, limão, mamão e coco.