Comissão aprova audiência pública para tratar sobre energias renováveis

Comissão aprova audiência pública para tratar sobre energias renováveis

Atuação Destaque Energia renovável

O deputado federal Sérgio Vidigal (PDT-ES) aprovou a realização de uma audiência pública para tratar do incentivo da geração de energias renováveis.

A audiência está marcada para 10 de dezembro, às 10h. A realização do evento foi aprovada pela Comissão de Minas e Energia (CME), na quarta-feira (20).

Presidente da Frente Parlamentar Mista de Incentivo à Geração de Energias Renováveis, Sérgio Vidigal ressaltou que é necessário acelerar a adoção de energias renováveis.

“Temos potencial enorme para produzir energia limpa, em nossas casas, em nossas empresas, ou mesmo em edifícios do setor público, mas pouco desse potencial é aproveitado”, destacou Vidigal.

Convidados

Entre os convidados para a audiência, está o governador do Estado do Espírito, Renato Casagrande, que tem empreendido o uso de energias renováveis.

Também foram convidados o presidente Executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Rodrigo Lopes Sauaia; o presidente do Banco do Brasil, Rubem de Freitas Novaes; presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano; o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi; a presidente da Organização Não-Governamental (ONG) Litro de Luz Brasil, Laís Higashi; e o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone da Nóbrega.

“O debate proposto será importante para defendermos com vigor os investimentos do governo brasileiro em pesquisas e ações concretas. Então, será essencial para que possamos ter, em um futuro próximo, a oferta em larga escala de energia limpa”, comentou o deputado.

Energia no Brasil

O Brasil dispõe de recursos significativos para a exploração das fontes eólica, biomassa, PCHs e solar fotovoltaica, incluindo grandes reservas de silício. Sendo assim, esta matéria prima é indispensável para a produção de energia solar a implantação da capacidade de produção de eletricidade.

A partir dessas fontes, requer a realização de pesquisas e o desenvolvimento do parque tecnológico existente.