Câmara instala Frente Parlamentar de Incentivo à Geração de Eletricidade Renovável

Atuação Imprensa

Com o avanço da crise hídrica no país, investir em fontes renováveis de energia tais como a solar, eólica e biomassa significa contribuir para um crescimento sustentável. Para incentivar a produção de energia limpa no Brasil, foi instalada na última quinta-feira (24), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar de Incentivo à Geração de Eletricidade Renovável criada pelo deputado federal Sergio Vidigal (PDT-ES).

O objetivo da Frente é debater, aprimorar e promover a legislação federal sobre as políticas públicas já existentes para o setor de energia limpa. Serão realizados encontros e seminários para debater a produção de energia limpa.

O Brasil é o quarto maior produtor potencial de energia solar, além de figurar entre os grandes nomes potenciais para energia eólica. “As fontes renováveis de energia nunca vão faltar. Portanto, temos que dar condições para os produtores investirem na produção de energia limpa”, afirmou o deputado Sergio Vidigal.

Vidigal ainda criticou o modelo da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que diante do atual cenário, prestigia apenas os grandes produtores. “Precisamos estabelecer incentivos que tragam vantagens reais para os produtores. Reduzindo o custo vamos aumentar o consumo de energia limpa. Esse é um debate que deve ser contínuo, uma vez que a energia é um importante impulsionador do desenvolvimento”.
frente (1)
O lançamento da Frente Parlamentar, em Brasília, contou com a presença de representantes do Ministério de Minas e Energia, Ministério das Cidades, Aneel, Agência Internacional de Promoção e Defesa da Economia Social e Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Os deputados da bancada capixaba também prestigiaram o lançamento da Frente.